quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Menos culpas, por favor.






Fiquei aqui contando quantas culpas eu carrego comigo. Por mais que eu me doe inteira, me dói o que deixei de fazer, de falar, ou até o que eu disse e não deveria ter dito. Mas já foi. Simples assim. Sem máquina pra voltar no tempo e recomeçar.
Penso demais antes de cada passo. E deixo de sentir a beleza que é voar sem medo do tombo. Perdi aquela coragem que eu tinha há alguns anos, de satisfazer minhas vontades sem pensar tanto nas consequências. Agora eu penso, repenso e me culpo quando o resultado não é o esperado. O encontro cancelado por algum imprevisto, o 'não' que eu disse pro filho, a gripe num final de semana com o namorado. A amiga que precisa de mim, justo quando não posso ouvi-la. O 9 na prova de literatura. A dieta interrompida por aquele milk shake maravilhoso. A meia rasgada, o sorriso que eu não dei pra vizinha no elevador. 
Acontece que quando a gente percebe, a vida foi ontem, e não dá tempo de consertar os erros, que só sabemos que são erros, depois de feitos.
Coloca aí na conta do aprendizado, guarda como experiência, sem repeti-los. Mas deixa a culpa fora dessa. Se joga nas belezas do imprevisto, e joga fora o tal peso na consciência. Dizem por aí que a felicidade mora no descuido. E  os momentos bonitos podem ir embora, enquanto você para pra pensar, e se culpar.


K.

6 comentários:

  1. Texto ou lição? Colocando na conta do aprendizado...

    ResponderExcluir
  2. Culpas nos cegam, nos paralisam, nos fragilizam.
    "Menos culpas, por favor!"

    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  3. A culpa vive a procura de dono, cabe a nós dispensá-la

    ResponderExcluir
  4. As palavras mais lindas-E do nada a gente perde aquela coragem genuína que possuíamos há tempos atrás,passamos viver sorrateiramente dos pensares e pesares.Pensamos antes de tudo,e depois repensamos,e por fim no culpamos.Pra onde foram nossas coragens de se arriscar?Aah!,essas se foram quando deixamos o medo e a culpa ocuparem seu lugar.Triste,não?!
    Que haja força pra resgatar nossos devaneios,e que o medo não seja nosso companheiro,mas que as esperanças venham e arquivemos tudo que se passou nas experiências vivivdas.-Que se coloque na conta do aprendizado-
    Aprecio muito seus escritos,são recheados de sentimentos verdadeiros! - Um ótimo 2013!

    http://coragensabsurdass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A vida escorre pelas mãos e esquecemos de tantas vezes cultivar os laços e nos afobamos em fazermos e apertamos os nós.

    Que sejamos leves, breves nas nossas inconstâncias.

    Karla,
    seu lugar me cativou.
    Beijo na alma,
    Sam.

    ResponderExcluir