terça-feira, 7 de junho de 2011

Namoro à distância?




Uma amiga veio me perguntar as vantagens e desvantagens de namorar alguém que mora em outra cidade.

Sei lá se sou a pessoa mais indicada pra falar a respeito. Mas algum conhecimento sobre o assunto eu acho que tenho...
Ela me perguntou se eu acho que ela deveria...
Perguntei se tem amor. Ela disse que sim.
Então deve! Por que não?
Eu só não posso garantir que vai dar certo. Mas uma coisa eu posso assegurar: Vai ser lindo.
Porque namoros à distância podem não ser eternos, mas são intensos.
Os momentos. A saudade. As brigas. O desanimo. Cada encontro. Cada mensagem. Cada conversa via skype, msn, telefone e coisas do tipo.
O ciúme aumenta. A carência dobra de tamanho. E as coisas ruins parecem pesar mais.
Mas as coisas bonitas são tão mais bonitas. E a hora que o encontro acontece então...
Pode ser um namoro como outros. Entre duas pessoas que se amam. Mas tudo acontece de forma diferente, que até hoje não sei explicar.
Mas sei lá, certas coisas a gente não explica mesmo, só guarda em um lugar bonito, pra lembrar volta e meia como é possível ser feliz...
Ela me pediu detalhes. Bom, é angustiante você ficar dias sem aquele abraço, aquele beijo e o tal olho no olho.
O toque é essencial, e ficar tempos sem isso pode sim matar uma relação.
E a carência que te cega e faz agir de forma diferente da que você agiria normalmente.
Amor, sozinho, não sustenta relação. E você vai se pegar tantas vezes tentando desistir, pra ter uma vida ‘normal’, com uma pessoa, que mesmo que não te faça tão feliz, ao menos estará sempre ali, mais disponível, mais perto.
Talvez você desista diante dos empecilhos. Porque essa coisa de “se o amor é de verdade, distância não importa” é linda, mas não é bem por aí.
Isso depende de cada pessoa, da forma como você encara a solidão, o ciúme, a saudade...
Mas o que importa é viver isso. Porque amor, sempre vale a pena ser vivido. Aproveitado. Mesmo que seja pra um dia virar apenas lembrança.
Pelo menos você viveu. Amou e foi amado. E vai ter uma história bonita e forte pra contar.
Quantas pessoas podem viver isso?
Ah...eu apoio qualquer escolha que te faça sorrir.

E ter coisas lindas pra lembrar.



[K]





Tem um filme chamado “Amor à distância” que conta de forma bem divertida tudo que um casal apaixonado passa pra conseguir sustentar uma relação à distância.
O filme não se aprofunda muito no tema, mas mostra superficialmente as coisas ruins e boas de uma relação assim.
Eles namoram, terminam, passam meses separados e voltam, porque o amor acaba falando mais alto...
Mas aí, acabam indo morar mais perto, afinal, foi a distância que já os separou uma vez.
Conheço casais que namoram há um tempão, mesmo morando longe um do outro. Outros que terminaram e justificam o fim usando a tal distância. E alguns que dizem: Namoro a distância? Nunca mais.
Mas esse nunca mais eu não uso. Afinal, sei bem do que o amor é capaz.

Boa sorte pra quem tentar. Espero que seja doce o tempo que durar. Que dure pra sempre! :)



4 comentários:

  1. Oi, Karla! Prazer, meu nome é Lívia e a "conheci" na cmm da Tati Bernardi, quando disponibilizou um texto que ela havia postado no Twitter, apagado no dia seguinte e que você copiou-o para publicá-lo no seu blog. Acessei o seu perfil e cá estou! rs'
    Identifiquei-me logo de cara com esse primeiro texto, pois acabo [ou não, não sei se ainda teve fim] de vivenciar uma relação a distância, mantida por SMS, MSN e afins. Relação confusa, cheia de entraves, que não sobreviveu a solidão e a carência humana [não da minha parte]. Hoje afirmo que não mais manteria um relacionamento assim, dadas as circunstâncias vividas nesse período de quase oito meses. Só não me permito desistir do amor e de ser feliz!
    Boa sorte a todos que persistem! Sorte, perseverança e amor, muito amor!
    Obrigada pelo espaço.
    Um beijo!

    L.C.

    ResponderExcluir
  2. Tempo e distância não são assuntos do coração. Ponte pode ser traçada pra se encontrar nas doçuras e delicias das palavras faladas e cantadas, das cartas, dos suspiros sentidos, e das coincidências que abundam no dia e que nos levam às vontades e sonhos que criamos. Uma coisa pode ser outra coisa, depende de como as olhamos, ou sentimos, ou amamos.

    ResponderExcluir
  3. Nó! lembrei de tantas coisas ao ler este texto. Lembranças que se materializaram a cada construção de frase lida!

    É que o coração da gente reconhece suas estradas...(já trilhadas).

    Flor, parabéns, tudo muito , muito, muito, lindo por aqui!
    Bjs da Paty

    ResponderExcluir
  4. Nossa q tão profundo .. tb vivo isso e é exatamente assim ,,
    Moro em pernambuco e meu noivo em são paulo ..

    ResponderExcluir